ENCONTRE-NOS

MATRIZ

Avenida Morangueira, 121

Zona 7 | 87030-300

Maringá - Paraná

(44) 3031-1989

FILIAL

Avenida Ayrton Senna, 1055

Ed. Square Garden, sala 1505
Gleba Palhano | Londrina-PR

(43) 3354-0529

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2017 EcoAlternativa 

Canudo de Plástico: Impactos e Alternativas de Consumo



Recentemente, várias discussões foram levantadas acerca do canudo de plástico, tornando-o tema pertinente em discussões e projetos de lei, devido aos graves impactos causados no meio ambiente.


O canudinho de plástico está entre os 10 materiais mais encontrados dentre os resíduos recolhidos em praias e oceanos, ele representa cerca de 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (polímeros de plástico), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente.


Além disso, o plástico utilizado na fabricação dos canudos, geralmente não é reciclado por ser muito leve e ter baixo valor comercial, assim, a maior parte deles vai parar nos aterros sanitários, rios, lagoas e oceanos. Como o plástico demora muitos anos para se decompor, ele se quebra em micropartículas que poluem o lençol freático ou viram uma sopa plástica desequilibrando toda a cadeia alimentar. Já foram encontradas partículas de plástico em diversos animais marinhos, como ostras e peixes. Lembrando que, esses animais são consumidos por outros animais, incluindo por nós, humanos.


Dessa forma, pensando em possíveis soluções para diminuir os impactos causados pelo canudo plástico, listamos algumas das principais alternativas encontradas atualmente:


- Beba diretamente do copo: A mais fácil e eficaz de todas, simplesmente beba diretamente no copo.


- Canudo de metal: O canudo de metal é reutilizável e pode ser levado para qualquer lugar. Existem diversos tipos de metais, como alumínio e aço inoxidável, é bom sempre verificar se esses metais são tóxicos ou soltam metais pesados.


- Canudo de papel: Se precisar muito usar, opte pelo canudo de papel. Ele se decompõe mais rapidamente e tem menos impacto no meio ambiente.


- Canudo de bambu: O canudo de bambu é uma opção natural, reutilizável, durável, prática e leve. Existem diversos modelos no mercado.


- Canudo de vidro: Apesar de não ser biodegradável, o canudo de vidro é reciclável, portátil, durável e, além tudo, elegante.


Se você gostou compartilhe com seus amigos!


Lucas Sales

Analista Ambiental


#meioambiente #reciclagem #economia #sustentabilidade #reciclagem #plastico

#preservacaoambiental


7 visualizações