ENCONTRE-NOS

MATRIZ

Avenida Morangueira, 121

Zona 7 | 87030-300

Maringá - Paraná

(44) 3031-1989

FILIAL

Avenida Ayrton Senna, 1055

Ed. Square Garden, sala 1505
Gleba Palhano | Londrina-PR

(43) 3354-0529

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2017 EcoAlternativa 

Sei executar projetos, mas não sei vendê-los!



Esta chamada lhe chamou atenção? Ficou preocupado com está questão?


É, meu amigo! Devemos acionar a luz amarela e ficarmos em alerta a esta questão, pois

qualquer profissional que se preze deve levar a questão comercial de sua empresa como prioridade. Tanto como gestor de uma empresa como a de um colaborador ou para você que é autônomo. Afinal não somos uma instituição sem fins lucrativos, e sim uma empresa que se consolida através de LUCROS.



Resumindo: se uma empresa não tem um comercial forte e altamente preparado para obter ótimos resultados, sua empresa não terá um final feliz.

Mas vamos lá, estou aqui para ajudá-lo!



Primeiramente gostaria de externalizar minha visão sobre o assunto e ver até onde este

engajamento irá nos levar. Garanto a vocês que não estão sozinhos nessa, cerca 90% de

empresas e profissionais do ramo de assessoria e consultoria ambiental que tive a

oportunidade de conhecer não prestam atenção no setor comercial de sua empresa ou não oferecem a capacitação necessária para o desenvolvimento em potencial da mesma.


Basicamente 99,9% dos universitários já saem da graduação sem mesmo saber o que é um departamento comercial para uma empresa deste ramo, (Algumas pessoas poderão me questionar sobre este dado, Igor de onde você obteve estes dados? Bom vamos lá, da vida, de colegas recém-formados, de pessoas que já estão formadas e são obrigadas a optar por outro ramo de atuação pois não conseguem desenvolver suas vendas ou por não conseguirem se auto sustentar com esta profissão. Mas vamos lá, isso é completamente normal, pois acredito que todas as instituições não passam nem de longe uma noção sobre o que é comercializar o seu negócio. Uma falha tremenda ao meu ponto de vista, pois como falei logo no início: se não tem um comercial forte e altamente preparado para se obter ótimos resultados sua empresa não terá um final feliz. Ou seja, se eu não vendo projetos, eu não executo, fazendo que nós obtenhamos aquela multiplicação básica no mundo dos negócios. Se eu posso executar X projetos, e não sei vender os mesmos, meu resultado sempre será zero no final da história”.



Peço a vocês que demonstraram interesse neste assunto e leram até este trecho que não desanimem, pois, esta situação é normal! Passei por esta mesma experiência, e vou ser sincero demorei bastante para ter esta visão, porém hoje sei quão importante é você obter uma estrutura comercial em sua empresa, ter gestores e lideres com este pensamento comercial, ter capacitação para seus colaboradores, saber atribuir o diálogo, passar por treinamentos com coach em área de vendas, porque querendo ou não, todo profissional que trabalhe com a área do meio ambiente sabe que o nosso cliente é a pessoa que não quer comprar nossos serviços, é a pessoa que nos contrata por obrigação, ou de uma forma bem esdrúxula de exemplificar a situação: o nosso cliente é aquele irmão mais velho que quer sair, mas só pode se levar o irmão mais novo. É basicamente este o nosso cliente! Ele quer obter sua tão sonhada empresa mas se não cumprir com tais exigências ambientais, não poderá realizar suas atividades.



Portanto, precisamos nos capacitar para tal feito, pois ao longo desta caminhada,

encontraremos diversos tipos de situações com determinados tipos de clientes, onde

necessitaremos de pensamentos rápidos e jogo de cintura para tratar diversas situações.


E para finalizar este assunto gostaria da ajuda de vocês, irei elaborar algumas perguntas e se puderem me ajudar com suas sinceras respostas ficaria muito grato, pois ira me ajudar a elaborar um novo tema. Pois bem vamos lá.


Pergunta 01: O que é valorização profissional para você? Devo me valorizar desde o início da minha carreira profissional? Devo cobrar um serviço ou projeto barato no início até fazer nome no mercado profissional?


Pergunta 02: Você leitor do ramo ambiental, por que optou por esta profissão? Livre e

espontânea escolha? Analisou o mercado de trabalho e observou que o ramo ambiental estava em alta? Sonhava em ser o novo Richard Rasmussen?


Pergunta 03: Como foi seu Pós-formação? Obteve sucesso imediato entrando em alguma empresa nacional/multinacional? Optou por ser independente e resolveu abrir sua própria assessoria ambiental? Se sim? Deu certo? Ou patinou e ainda encontra dificuldade em se estabilizar no mercado? Acabou a esperança para você e você optou ou está optando em enfrentar um novo curso devido à falta de oportunidade?


Bom pessoal conto com a colaboração de vocês para me ajudarem a escolher um novo tema, e espero que tenham gostado da leitura. E se puderem me ajudar a compartilhar esta linha de raciocínio ficaria muito agradecido, pois irá me incentivar a escrever um pouco mais sobre minha rotina de trabalho e expor algumas dicas que poderão auxilia-los em uma possível venda de serviços ou projetos ambientais.


Igor Degra


13 visualizações