ENCONTRE-NOS

MATRIZ

Avenida Morangueira, 121

Zona 7 | 87030-300

Maringá - Paraná

(44) 3031-1989

FILIAL

Avenida Ayrton Senna, 1055

Ed. Square Garden, sala 1505
Gleba Palhano | Londrina-PR

(43) 3354-0529

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2017 EcoAlternativa 

Sustentabilidade na Agricultura


Entenda como a agricultura sustentável é uma atividade totalmente possível, na produção brasileira.



O que é agricultura sustentável e como funciona pode ser representado por uma definição clara e objetiva: Consiste basicamente em produzir mais e melhor, usando os recursos de forma consciente e preservando a capacidade produtiva de maneira que garanta a continuidade dessa produção futuramente.




O uso indiscriminado das técnicas agrícolas tradicionais tem causado sérios danos ao meio ambiente e a saúde humana. Devido a isso, o uso consciente dos recursos naturais pela agricultura deixa de ser uma opção e passa a ser uma necessidade.



Com o aumento da população, cresce a necessidade de consumo alimentício, por isso devemos criar mecanismos que envolvam uma cultura de sustentabilidade na agricultura moderna, além de boas práticas agrícolas, de forma a atender os altos níveis de produção sem causar mais devastação ambiental e desequilíbrio ecológico.




Hoje, a agricultura ocupa aproximadamente 30% das terras brasileiras, o que nos leva a pensar que, relacionar a produção agrícola com a responsabilidade ambiental é realmente relevante.




Existem ações importantes que podem ser tomadas para desenvolver a cultura de sustentabilidade no agronegócio. Confira algumas delas:


– Uso de técnicas que evitam a poluição do ar, do solo e da água;


– Uso de sistemas de captação de água das chuvas para uso na irrigação;


– Uso de fontes de energia limpa (biodiesel, biogás, etanol, biomassa, eólica, etc.);


– Não desmatar florestas para ampliação de áreas agrícolas;




Tudo isso gerando o mínimo possível de impacto ambiental. Além disso, a redução de desperdícios também auxilia com redução de custos para o produtor. Ou seja, praticar a sustentabilidade pode ajudar com melhores resultados no negócio enquanto garante uma melhor qualidade de vida no planeta.



Viu só como é interessante aderir a uma agricultura ambientalmente correta? Basta investir em boas práticas que permitam acabar com hábitos antigos e usufruir de todos os benefícios do desenvolvimento sustentável.




Gostou do nosso conteúdo? Aproveite a visita, deixe um comentário e compartilhe o artigo. Até a próxima!



Gustavo Fonseca Lopes

Gestor de Negócios | Engenheiro Ambiental


17 visualizações